Rat Pack

ratpack05
“Rat Pack” era o nome como se autointitulava um grupo de artistas americanos da década de 50. Liderados por Humphrey Bogart e nomeados por sua mulher, Lauren Bacall, o grupo era formado pelas celebridades amigas do casal: Frank Sinatra, Judy Garland, Swifty Lazar, Nathaniel Benchley, David Niven, Katharine Hepburn, Spencer Tracy, George Cukor, Cary Grant, Rex Harrison e Jim Van Neusen.
Diz-se que a origem do nome pode ter sido a residência de Bogart e Bacall, “Holmby Hill Rat Pack”, o lugar aonde os amigos se reuniam.

bogartbacallsinatraCom a morte de Bogart, em 1957, o “Rat Pack” original se desfez e Frank Sinatra formou um novo grupo com Dean Martin, Sammy Davis Jr, Joey Bishop e Peter Lawford. A imprensa começou a se referir a eles como “Rat Pack”, embora eles nunca tenham se denominado assim. Pelo contrário, preferiam se chamar “The Summit” ou “The Clan”.

Essa foi a formação mais famosa do grupo. Eles se conheceram nas filmagens de Onze Homens e Um segredo (“Ocean’s Eleven”), em Las Vegas. Naquele período, Dean Martin, Frank Sinatra e Sammy Davis Jr. estavam em cartaz na cidade com seus shows individuais. Eles iam uns nos shows dos outros, fazendo algumas participações no palco, levando o público ao delírio.

ratpack01Logo,  começaram uma amizade. Eles gostavam de se divertir: bebidas, festas, garotas, etc, eram suas atividades preferidas. Também tinham afinidades políticas, já que eram a favor do partido democrata e, unidos, apoiaram a campanha para levar Kennedy à presidência dos EUA. Um de seus membros, Sammy Davis Jr. era negro, o que reforçava o discurso anti-racista do grupo. Como forma de protesto, eles se recusavam a se apresentar em casas segregacionistas (aquelas que separavam negros dos brancos ou até que proibiam a entrada de negros).

Os membros do “Rat Pack” trabalharam juntos no cinema, durante os anos 60. Há uma longa lista de filmes associados ao “Rat Pack”, mas a maioria conta com apenas dois ou três integrantes. Somente três tem a formação completa: Onze Homens e Um segredo (“Ocean’s Eleven”), Os 3 Sargentos (“Sergeants 3”) e Robin Hood de Chicago (“Robin and the 7 Hoods”).

Além disso, Dean Martin, Frank Sinatra e Sammy Davis Jr. estenderam a parceria para área musical. Eles se apresentaram juntos em alguns shows pelos EUA.

As atrizes Shirley MacLaine e Marilyn Monroe eram consideradas as mascotes do grupo por participarem dos filmes do “Rat Pack” e também serem amigas dos integrantes.

Sammy Davis Jr., Frank Sinatra and Dean MartinUm dos motivos que levou ao fim do “Rat Pack” foi um episódio envolvendo o presidente Kennedy. Peter Lawford estava casado com a irmã de Kennedy e Sinatra tinha se aproximado do presidente, durante a campanha. Sinatra apoiou a candidatura de Kennedy, e como os dois tinham muito em comum (o gosto pela política e pelas mulheres), acabaram se tornando amigos.
Num verão, Sinatra convidou o presidente para passar um tempo em sua mansão em Palm Springs, e Kennedy aceitou. Entretanto, seu irmão Robert Kennedy o aconselhou a não ir, já que, na época, Sinatra tinha ligações com alguns mafiosos e também os recebia em sua casa.
Kennedy acabou se hospedando na casa de Bing Crosby. Sinatra ficou enfurecido e culpou Lawford por isso. Os dois nunca mais foram amigos.

ratpack06

Em paralelo, Samis Davis Jr. estava cada vez mais envolvido com as drogas e, por isso, foi se distanciando do grupo, que acabou perdendo sua força.

Alguns anos depois, Davis, Dean Martin e Sinatra se reuniram para uma turnê chamada Together again (“Juntos novamente”). Em 1998, a HBO lançou um filme para TV que narra a história do grupo, chamado The Rat Pack.

Hoje, todos os membros do “Rat Pack” já morreram.

ratpack03Onze Homens e Um segredo (“Ocean’s Eleven”) – Direção: Lewis Milestone, 1960, EUA.

 Os 3 Sargentos (“Sergeants 3”) – Direção: John Sturges, 1962, EUA.

Robin Hood de Chicago (“Robin and the 7 Hoods”) – Direção: Gordon Douglas, 1964, EUA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s