Billy Wilder – alguns filmes

Depois de falar da biografia do diretor e roteirista Billy Wilder (nesse post), abaixo seguem alguns de seus principais filmes. É difícil escolher somente alguns títulos, já que a carreira desse diretor está repleta de obras marcantes e inovadoras, mas aqui vão alguns:

Pacto de Sangue (“Double Indemnity”) – Direção: Billy Wilder, 1944, EUA.
Pacto de Sangue é um dos principais (se não o principal) filmes do gênero noir. Uma mulher seduz um vendedor de seguros para que ele mate o marido dela, e os dois fiquem com o dinheiro do seguro. A atmosfera pessimista, o caráter ambíguo dos personagens, e a trama perversa e sensual deram o tom para diversos outros filmes do gênero e marcaram Wilder como um excelente diretor.
O filme recebeu sete indicações ao Oscar, mas não ganhou nenhuma, incluindo “Melhor Direção” para Billy Wilder e “Melhor Roteiro” para Billy Wilder e Raymond Chandler.

double02Créditos: DVD Beaver

Farrapo Humano (“The Lost Weekend”) – Direção: Billy Wilder, 1944, EUA.
Até então, as cenas com bebida alcóolica no cinema apareciam sempre de uma forma cômica, com o personagem bebendo até cair. Nesse filme, Billy Wilder mostra um retrato sombrio e angustiante do alcoolismo, mostrando desespero de um homem que tenta se recuperar do vício, mas está sempre caindo em tentação. A indústria de bebidas alcóolicas ficou com medo da reação do público após o filme e tentou impedir sua exibição, mas a Paramount (na época, Wilder era contratado do estúdio) decidiu lançar o filme que foi um grande sucesso.
Farrapo Humano foi indicado a sete Oscar e ganhou nas categorias: “Melhor Filme”, “Melhor Ator” para Ray Milland, “Melhor Roteiro” para Billy Wilder e Charles Brackett, e “Melhor Direção” para Billy Wilder.

lostweekend01Créditos: DVD Beaver

Crepúsculo Dos Deuses (“Sunset Boulevard”) – Direção: Billy Wilder, 1950, EUA.
Um roteirista iniciante fica hospedado na casa de uma atriz decadente que foi uma estrela do cinema mudo. Ela o contrata para trabalhar no roteiro de um filme que promete ser seu grande retorno, porém, a relação entre os dois se torna cada vez mais estranha, na medida que o comportamento da atriz é enlouquecedor.
Com certeza, Crepúsculo Dos Deuses é um dos principais filmes americanos pelos diálogos inteligentes, personagens instigantes e pela temática: o lado sombrio e nada glamuroso de Hollywood. Uma das cenas mais famosas do filme, e que ficou marcada na história do cinema, é o final em que Norma confunde as câmeras dos jornalistas com o set de seu filme e diz “All right, Mr. DeMille. I’m ready for my close-up”. (“Tudo certo, Mr. DeMille. Estou pronta para meu close-up”).
O filme recebeu onze indicações ao Oscar, incluindo “Melhor Filme” e “Melhor Direção”, e venceu em três: “Melhor Direção de Arte – preto e branco”, “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Roteiro” para Billy Wilder, Charles Brackett e D.M. Marshman Jr.

crepusculodosdeuses01Créditos: DVD Beaver

A Montanha dos Sete Abutres (“Ace in The Hole”) – Direção: Billy Wilder, 1951, EUA.
Billy Wilder revela toda sua descrença na humanidade nesse filme. Um jornalista fracassado vê a grande oportunidade de sua carreira ao encontrar um homem preso em uma mina. Ao invés de ajudar a vítima, ele consegue adiar seu resgate, explorando o evento ao máximo em matérias sensacionalistas.
A trama é inspirada em um evento real, quando um homem ficou soterrado em uma caverna e a imprensa transformou aquilo num circo. Por conta disso, A Montanha dos Sete Abutres foi um fracasso de bilheteria e os jornais o chamaram de “anti-americano”, todos acharam que era uma crítica de Billy (austríaco) aos americanos, mas, na verdade, era uma crítica a toda humanidade.
Devido a baixa popularidade, A Montanha dos Sete Abutres foi somente indicada ao Oscar de “Melhor Roteiro Original” (Billy Wilder, Lesser Samuels e Walter Newman) e não ganhou.

montanha01Créditos: DVD Beaver

Sabrina – Direção: Billy Wilder, 1954, EUA.
Sabrina era a filha sem graça e quase invisível do motorista da poderosa família Lirabee. Depois de alguns anos estudando em Paris, ela volta uma mulher sofisticada e logo chama a atenção dos dois irmãos que vivem na casa: Linus (Humphrey Bogart), um homem sério, sem tempo para romance, dedicado aos negócios familiares e David (William Holden), o playboy que adora se divertir.
O filme mostra um lado mais romântico de Billy Wilder e até do ator machão Humphrey Bogart, que nunca fora dado a sentimentalismos.
Sabrina ganhou o Oscar de “Melhor Figurino” para Edith Head (para saber mais sobre a figurinista veja aqui). Billy Wilder foi indicado a “Melhor Direção” e “Melhor Roteiro Adaptado”, junto a Samuel Taylor e Ernest Lehman.

sabrina03Créditos: Plano Sequência

O Pecado Mora ao Lado (“The Seven Year Itch”) – Direção: Billy Wilder, 1955, EUA.
Enquanto sua mulher viaja, Richard Sherman conhece a nova vizinha, uma modelo loira, interpretada por Marilyn Monroe. Os dois inciam um relacionamento amigável, mas ele está atormentado por fantasias maliciosas, tentando se controlar para se manter fiel.
A cena em que Marilyn para em cima do buraco do metrô se tornou inesquecível e imortalizou a atriz. A sequência foi filmada pela primeira vez em Nova Iorque, e uma multidão vibrava cada vez que era preciso repeti-la (diz-se que Marilyn não conseguia acertar suas falas). Entretanto, devido ao barulho feito pelos espectadores, a cena foi refilmada nos estúdios da FOX.
A imagem de divulgação do filme mostra o vestido de Marilyn subindo, e se tornou uma das mais famosas, entretanto, o filme há um corte que não revela o que há por baixo do vestido.
O Pecado Mora ao Lado foi o primeiro trabalho de Wilder na FOX, depois que ele deixou a Paramount.

Quanto Mais Quente Melhor (“Some Like It Hot”) – Direção: Billy Wilder, 1959, EUA.
Mais uma vez Billy Wilder dirigia Marilyn Monroe. Jack Lemmon e Tony Curtis interpretam dois músicos que, após testemunharem um assassinato cometido por gângsters perigosos, se disfarçam de mulheres e entram para uma banda feminina. Lá, eles conhecem a graciosa porém rebelde vocalista, interpretada por Marilyn. Ela desistiu de namorar músicos e quer encontrar um marido milionário, então Curtis se disfarça de herdeiro da Shell enquanto Lemmon tem que fugir das investidas de um milionário de verdade.
Billy Wilder foi indicado ao Oscar de “Melhor Direcão” e “Melhor Roteiro Adaptado” (juntamente com I.A.L. Diamond), dentre outras e o filme venceu na categoria “Melhor Figurino – preto e branco”.
Até hoje, é considerado uma das maiores comédias do cinema.

somelikeithot01Créditos: DVD Beaver

Se Meu Apartamento Falasse (“The Apartment”) – Direção: Billy Wilder, 1960, EUA.
Em Se Meu Apartamento Falasse, um homem solteiro, interpretado por Jack Lemmon, empresta seu apartamento para os chefes usarem com suas amantes, visando subir dentro da empresa em que trabalha. Até que um dia, ele se apaixona pela assessorista, que na verdade, é a amante do diretor da empresa.
Dez anos depois de ganhar o primeiro Oscar de “Melhor Direção”, Billy Wilder o ganhou novamente por essa comédia, meio dramática. Também ganhou “Melhor Roteiro Original”, junto a I.A.L. Diamond. O filme ainda levou “Melhor Direção de Arte – preto e branco”, “Melhor Edição” e “Melhor Filme”. Naquele ano, Alfred Hitchcock também concorria ao prêmio de “Melhor Direção” com o filme Psicose (“Psycho”).

apartment01Créditos: DVD Beaver

Psicose (“Psycho”) – Direção: Alfred Hitchcock, 1960, EUA.

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