Grace Kelly – Persona – parte 1

grace12Créditos: Everything Monaco

Alguns atores – principalmente os do período clássico e pré-clássico – eram associados a um determinado tipo de personagem, uma persona criada pelo estúdio nos filmes e nas matérias publicitárias. Marilyn Monroe era a loira burra e sensual e Humprhey Bogart, o detetive durão. Os atores, de vez em quando, podiam fazer personagens fora do estereótipo. Mas, muitas vezes, isso significava no fracasso do filme, já que o público adorava ver as personas nas telas.
Nesse post, vamos falar sobre a persona de Grace Kelly. Embora a atriz tenha tido pouco tempo de carreira, ela se destacou nos filmes em que trabalhou e é uma das maiores lendas do cinema, além de ser até hoje considerada uma das mulheres mais belas e elegantes do mundo. Se tornou a musa de Hitchcock e ganhou diversos prêmios pelas suas interpretações. Até que se casou com Princípe Rainier III de Mônaco e abandonou Hollywood.

grace13Grace Kelly em Ladrão de Casaca (“To Catch A Thief”). Créditos: DVD Beaver.

BIOGRAFIA
Assim como a maioria de suas personagens, Grace era de uma família abastada. Passou sua infância e adolescência estudando em colégios católicos para meninas ricas. Quando completou 18 anos, foi estudar teatro na Academia Americana de Artes Dramáticas.

grace16
Créditos: Everything Monaco

Durante esse tempo, Grace trabalhou em algumas peças teatrais e programas de TV, até que ela ganhou uma participação no filme Fourteen Hours. Embora não tenha tido muito destaque com o filme, Grace foi chamada para seu próximo longa Matar ou Morrer (“High Noon”), um faroeste estrelado por Gary Cooper. A personagem era uma moça de família e muito decente, que tinha acabado de casar com um dos homens mais importantes da cidade: o xerife, interpretado por Cooper. O papel lhe rendeu um contrato com o estúdio MGM e Grace se tornou uma estrela.

grace07No filme Matar ou Morrer (“High Noon”). Créditos: DVD Beaver.

PERSONA
Por conta da riqueza de sua família, o estúdio criou uma persona condizente com sua biografia. Suas personagens eram mulheres sofisticadas, pertencentes a alta sociedade e que tinham muita classe. Se vestiam de forma elegante e sempre feminina. Em 1950, a moda era usar saias rodadas, referentes ao estilo ladylike, e Grace foi uma das responsáveis por propagar essa tendência para o mundo. Além disso, seu cabelo loiro, bem penteado e brilhoso, sua pele branca e macia, seus olhos claros faziam dela o ideal de beleza americana. Fora das telas, a persona se mantinha, já que a publicidade em torno da atriz sempre mencionava sua família rica, sua beleza e pouco falava dos romances da atriz, que era discreta em relação a sua vida pessoal. Na ficção e na realidade, Grace Kelly era uma dama com traços de aristocracia.
Entretanto, apesar de serem moças finas e respeitadas, as personagens da atriz gostavam de se divertir, e, nem sempre, seguiam as regras. Mulheres ligadas aos valores morais da sociedade, porém contemporâneas, inteligentes, capazes, demonstrando atitude e iniciativa (inclusive romanticamente), sem perder a elegância. Grace Kelly tinha a capacidade de ser pura e sexy, ao mesmo tempo, na tela.

grace20
Ao lado de James Stewart em Janela Indiscreta (“Rear Window). Créditos: Clothes on Film.

Uma curiosidade é que, na maior parte dos filmes em que trabalhou, seus pares românticos eram homens muito mais velhos do que ela, como William Holden (11 anos mais velho), Cary Grant (25 anos mais velho), Clark Gable (28 anos mais velho), James Stewart (21 anos mais velho), dentre outros.

grace05
Seduzindo Cary Grant em Ladrão de Casaca (“To Catch A Thief”). Créditos: DVD Beaver.

Grace abandonou Hollywood para se casar com o princípe Ranier III, em 1956. A persona de Grace Kelly tinha tudo para se tornar uma princesa, e sua coroação foi um evento natural. Afinal, ela já fazia parte da realeza de Hollywood, e, até hoje, é a atriz mais sofisticada que o Cinema já viu. Morreu em 1982, como a Princesa de Mônaco, casada com o princípe e mãe de três filhos. Em breve será lançado o filme Grace: A Princesa de Mônaco (“Grace of Monaco”), com Nicole Kidman interpretando a atriz e princesa durante seu reinado em Mônaco.

grace08Grace Kelly em seu casamento. Créditos: Grace and Family

 Morreu em 1982, como a Princesa de Mônaco, casada com o princípe e mãe de três filhos. Em breve será lançado o filme Grace: A Princesa de Mônaco (“Grace of Monaco”), com Nicole Kidman interpretando a atriz e princesa durante seu reinado em Mônaco.

grace11Grace Kelly em seu casamento. Créditos: Grace and Family.

Continuação no próximo post.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s