O Medo Comunista em Hollywood – Parte 2

Veja a parte 1 aqui.

ALIANÇA EUA-URSS
Durante o período de aliança entre EUA e URSS na Segunda Guerra, alguns filmes pró-União Soviética foram produzidos. Com chegada da Guerra Fria, a URSS virou o maior inimigo americano. Esses filmes foram considerados propagandas comunistas e muitos tiveram que ser reeditados, para mostrar um outro ponto-de-vista.

tender comradeMulheres de Ninguém (“Tender Comrade”). Créditos: A Certain Cinema.

Baseado em relatos reais, Missão em Moscou (“Mission to Moscow”) narra as impressões de um embaixador americano que volta da URSS com uma visão pró-União Soviética e em defesa de Stalin.
Canção da Rússia (“Song of Russia”) conta uma história de amor entre um americano e uma Russa antes da invasão alemã. Esse filme foi considerado subversivo porque mostra os Russos como pessoas alegres que sorriam.
Mulheres de Ninguém (“Tender Comrade”) apresenta uma protagonista grávida que trabalha em um fábrica enquanto o marido luta na Guerra. Ela passa a morar com outras mulheres americanas dividindo tudo igualmente, esperando os maridos retornarem da Guerra. O senso de coletivo daquelas mulheres proletárias foi visto como uma propaganda comunista.
A questão da divisão igual de bens e as noções de trabalho coletivo também aparecem em A Estrela do Norte (“North Star”). O filme mostra a resistência de agricultores ucranianos que vivem em fazendas coletivas, numa cidade pequena invadida pelos nazistas.

PROPAGANDA ANTI-COMUNISTA
O “medo vermelho” tomou conta da sociedade americana, e Hollywood aderiu a causa anti-comunista. Os filmes retratavam os terrores da sociedade soviética, as dificuldades da vida socialista e os crimes de Guerra cometidos pelos Russos.

pier13Nuvens de Tempestade (“The Woman on The Pier 13”). Créditos: DVD Beaver.

Em Aventura Perigosa (“Big Jim McLaine”), dois investigadores da HUAC perseguem comunistas no Havaí.
Nuvens de Tempestade (“The Woman on The Pier 13”), mostra um homem recém-casado, que, no passado, se afiliou ao Partido Comunista. Agora, os membros do partido o chantageiam para conseguirem o que querem. O primeiro título do filme inglês seria “Eu Casei com um Comunista” (“I Married a Communist”) mas o estúdio resolver colocar um título menos polêmico.
Em A Sombra da Noite (“Night People”), Gregory Peck vive um agente da CIA trabalhando na Berlim Oriental, que precisa fazer uma perigosa negociação com os comunistas.

communistPoster de Nuvens de Tempestade (“The Woman on The Pier 13”) com o título alternativo “Eu Casei com um Comunista” (“I Married a Communist”). Créditos: Wikipedia.

IMPACTOS DA LISTA NEGRA
Com a política de investigação conhecida como “Macartismo”, o governo americano interrogava diversos cidadãos que poderiam ter ligações com o Partido Comunista. Hollywood não ficou de fora, e diversos profissionais da indústria foram convocados a se apresentar perante um comitê especial. Cooperar com as investigações significava denunciar conhecidos. Quando um interrogado se recusava a dar nomes, entrava para a lista negra definitivamente, e não conseguia mais encontrar emprego no cinema.

waterfrontSindicato dos Ladrões (“On The Waterfront”). Créditos: DVD Beaver.

O diretor Elia Kazan, o roteirista Budd Schulberg e o ator Lee J. Cobb foram delatores conhecidos no Macarstimo. Após serem muito criticados por sua ação, eles fizeram o filme Sindicato dos Ladrões (“On The Waterfront”), que procura justificar o ato da delação. O filme foi um grande sucesso de público e crítica, tendo sido indicado a 12 Oscars, e ganhado 8, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.
Kazan ainda dirigiu Viva Zapata! com roteiro de Lester Cole, um dos “Dez de Hollywood” que foi preso antes de terminá-lo. Viva Zapata! é uma cinebiografia do revolucionário mexicano, Emiliano Zapata.
Após sair da prisão, um dos “Dez de Hollywood”, Herbert Biberman dirigiu Sal da Terra (“Salt of the Earth”), sobre uma greve de mineiros no Novo Mexico. O filme é quase um documentário, com apenas cinco atores e o restante do elenco sendo formado pelos habitantes locais e mineiros. A equipe era formada por diversos profissionais do cinema enquadrados na lista negra, como o roteirista Michael Wilson, o produtor Paul Jarrico, dentre outros, incluindo o próprio diretor. O filme foi considerado subversivo, uma propaganda comunista, entrou para a lista negra e sofreu boicote tanto do público quanto por grande parte dos donos de cinemas que se recusaram a exibi-lo.

zapataViva Zapata! Créditos: DVD Beaver.

 DECLÍNIO DO MACARTISMO
O Macartismo começou a perder sua popularidade em meados da década de 50 e Hollywood pôde revidar. Foram produzidos filmes que condenavam o período de “Caça as Bruxas” diretamente ou de forma metafórica. Os artistas e técnicos da lista negra voltaram a aparecer nos créditos dos filmes. E as investigações da HUAC começaram a perder o apoio popular.

spartacusSpartacus. Créditos: DVD Beaver.

O Despertar das Tormentas (“Storm Center”) estrelando Bette Davis criticava claramente o terror propagado pelo Macartismo e pela Huac. No filme, o Comitê exige que uma bibliotecária retire o livro “O Sonho Comunista” (“The Communist Dream”) da coleção da biblioteca. Ela se recusa a fazer isso, então é demitida e taxada de subversiva.
Charlie Chaplin foi um dos mais famosos artistas a integrarem a Lista Negra de Hollywood. Vivendo na Europa, escreveu, dirigiu e protagonizou Um Rei em Nova York (“A King In New York”) em 1957. O filme é uma crítica do artista a histeria da Era McCarthy e teve boa repercussão na Europa, mas quase nenhuma distribuição nos EUA.
Em 1960, o ator Kirk Douglas fez questão que o nome de Dalton Trumbo entrasse nos créditos do filme Spartacus. Aquela atitude ajudaria a acabar com a Lista Negra. Era a primeira vez que Trumbo aparecia nos créditos do filme, antes ele usava o nome Sam Jackson. Algumas pessoas protestavam na frente do cinema. O Presidente Kennedy ultrapassou os protestos, assistiu ao filme e disse que gostou. Esse ato garantiu a popularidade de Spartacus.

kinginnewyorkUm Rei em Nova York (“A King In New York”). Créditos: DVD Beaver.

RETRATOS DA ÉPOCA
A partir da década de 70, diversos filmes foram produzidos com os temas: Comunismo, Macartismo, Caça as Bruxas e Lista Negra. Até hoje, o período é visto como um dos mais sombrios da história americana. O sindicato dos roteiristas continuam se esforçando para creditar nomes da lista negra em seus trabalhos.

redsReds. Créditos: DVD Beaver.

Em Testa de Ferro Por Acaso (“The Front”), Woody Allen é Howard Prince, um apostador que tem um amigo roteirista. O amigo está na lista negra, então Prince aceita que ele assine usando seu nome nos roteiros, ganhando, em troca, parte de seu salário. O filme contou com vários nomes listados, cujo ano em que foram listados aparece nos créditos finais.
Warren Beatty interpreta o jornalista John Reed em Reds. Reed era um socialista e escreveu o livre “Dez Dias que Abalaram o Mundo” (“Ten Days that Shook the World”), em que ele narra os eventos da Revolução Russa e divulga para o mundo espírito coletivo dos soviéticos.
Nosso Amor de Ontem (“The Way We Were”) fala de um casal, interpretado por Robert Redford e Barbara Streisand, com diferentes visões políticas. A relação dos dois é marcada pelo período do “Medo Vermelho”, dos anos 30 até os anos 60. Redford também participou do filme Três Dias do Condor (“Three Days of Condor”) que criticava algumas ações do Governo Americano, através da CIA.

goodnightandgoodluckBoa Noite e Boa Sorte (“Good Night and Good Luck”). Créditos: DVD Beaver.

Culpado por Suspeita (“Guilty by Suspicion”) e Boa Noite e Boa Sorte (“Good Night and Good Luck”) são dois exemplos mais recentes que retratam a era Macartista. No primeiro, Robert De Niro interpreta um diretor que precisa delatar colegas de trabalho para não ficar desempregado. E o segundo, mostra a queda do senador McCarthy, a partir do empenho de um jornalista em derrubá-lo.

 

Missão em Moscou (“Mission to Moscow”) – Direção: Michael Curtiz. 1943.

Canção da Rússia (“Song of Russia”) – Direção: Gregory Ratoff e Laslo Benedek.

Mulheres de Ninguém (“Tender Comrade”) – Direção: Edward Dmytryk

A Estrela do Norte (“The North Star”) – Direção: Lewis Milestone. 1943.

Aventura Perigosa (“Big Jim McLaine”) – Direção: Edward Ludwig. 1952.

Nuvens de Tempestade (“The Woman on Pier 13”) – Direção: Robert Stevenson. 1949.

A Sombra da Noite (“Night People”) – Direção: Nunnally Johnson. 1954.

Sindicato dos Ladrões (“On The Waterfront”) – Direção: Elia Kazan. 1954.

Viva Zapata! – Direção: Elia Kazan. 1952.

Sal da Terra (“Salt of the Earth”) – Direção: Herbert J. Biberman. 1954.

O Despertar das Tormentas (“Storm Center”) – Direção: Daniel Taradash. 1956.

Um Rei em Nova York (“A King In New York”) – Direção: Charles Chaplin. 1957.

Spartacus – Direção: Stanley Kubrick. 1960.

Testa de Ferro Por Acaso (“The Front”) – Direção: Martin Ritt. 1976.

Reds – Direção: Warren Beatty. 1981.

Nosso Amor de Ontem (“The Way We Were”) – Direção: Sydney Pollack. 1973.

Três Dias do Condor (“Three Days of Condor”) – Direção: Sydney Pollack. 1975.

Culpado por Suspeita (“Guilty by Suspicion”) – Direção: Irwin Winkler. 1991.

Boa Noite e Boa Sorte (“Good Night and Good Luck”) – Direção: George Clooney. 2005.

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